sábado, 10 de março de 2012

Desrespeito com cadeirante é flagrado no Rio (Jornal Nacional - 09.03.2012)


Ontem, a edição do Jornal Nacional retratou clara e fielmente o problema enfrentado por cadeirantes no Rio de Janeiro, mas podem ter absoluta certeza que encontramos dificuldades em todo o Brasil.
Por saber desta triste realidade, venho aqui dizer que o que temos é uma deficiência que nunca foi e nem jamais será sinônimo de doença.
Tal deficiência não nos impede de se inserir na sociedade e mostrar que temos nossas limitações, mas, com o desenvolvimento de nossas capacidades e habilidades, provamos a nossa Eficiência e exigimos nosso direito ao respeito e à dignidade, bem como a liberdade de ir e vir, amparado pela Lei de Acessibilidade (Lei 10.098 de 2000), contudo muito pouco efetivado e constantemente desrespeitado.
Direito este que não deve ser concedido somente a nós, em razão de nossa deficiência, mas também a todos os Brasileiros, sem distinção de raça, cor ou sexo, como preceitua o artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais que temos.
Como acadêmico de Direito, não posso, não devo e não quero ficar inerte ao ver essa situação. Peço a Deus que me dê Força. Coragem, Paciência e Perseverança, não para ser transformador do mundo, porque sei que este Poder é Dele, mas para que eu possa ter consciência de que faço a minha parte por um mundo mais digno e de igual acesso a todos nós.

Atenciosamente.

Dirceu Farias Firmino.


2 comentários:

  1. é ceceu, é muito desrespeito com a pessoa ... é preciso estar atendo e reivindicar que os direitos sejam cumpridos, constantemente ...

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente fiquei horrorizada com tamanho
    desrespeito com as pessoas portadora de deficiência
    lamentável isso

    ResponderExcluir